Sobre Ilhabela

Sobre Ihabela

Imagine uma imensidão de Mata Atlântica erguida no meio do oceano, com mais de 10 montanhas que ultrapassam os 1.000 metros de altura, por onde correm 38 cachoeiras que seguem seu caminho desde as nascentes nos topos dos morros, até desaguarem na costa, grande parte delas em praias ou costeiras próxima a elas. Justamente por essas condições que em praticamente todas as praias de Ilhabela se tem um curso de água desaguando por perto.

Com 349,98km², o Arquipélago de Ilhabela é formado pelas Ilha de São Sebastião (popularmente conhecida como Ilhabela), dos Búzios, da Vitória e a dos Pescadores - todas habitadas. Fazem parte ainda do arquipélago 11 ilhotes e dezenas de lajes e parcéis. Com aproximadamente 83% dessa área toda protegida pelo Parque Estadual de Ilhabela, a região é lar de diversas espécies de mamíferos, répteis, insetos e aves, que somam mais de 300 espécies.

Tornando-se o paraíso para os apreciadores das caminhadas em meio à mata, Ilhabela possui dezenas de quilômetros em trilhas, que levam a cachoeiras, topos de montanhas e praias isoladas, quase todas habitadas por comunidades tradicionais caiçaras. No passado, a região foi aterrorizada e utilizada estrategicamente por piratas e corsários que utilizavam das autorizações concedidas pela Coroa para realizarem saques em navios de outros impérios. Grandes nomes da época como Thomas Cavendish, Antonhy Knivet, Francis Drake e John Davis tiverem passagem por Ilhabela. O próprio Thomas Cavendish utilizou da região para preparar o saque da Vila de Santos e São Vicente no ano de 1591.

Com forte influência dos ventos que atingem a região, Ilhabela é considerada a Capital Nacional da Vela, pois é perfeita para prática de esportes como kitesurf e vela oceânica.

As ondulações que chegam na costa são principalmente as vindas de leste, sul e sudeste, que trazem ondas perfeitas para diversas regiões do arquipélago.

Em dias de fortes tempestades, os mares nos entornos de Ilhabela tornam-se perigosos até para o mais experiente dos navegadores, tanto que Ilhabela é a região insular com a maior quantidade de naufrágios no Brasil.

Mas como sempre depois da tempestade, vem a calmaria, Ilhabela também é perfeita para os amantes e iniciantes na prática de stand up paddle, canoa havaiana e caiaque oceânico, uma opção prazerosa, saudável e sustentável de se conhecer as praias desse paraíso.

Como deu pra perceber, o que não falta é assunto e atividades para se fazer por aqui, então nos acompanhe para ficar por dentro das melhores dicas de tudo o que se tem de melhor na nossa paradisíaca Ilha.

23 de junho de 2020

O Naufrágio do Príncipe de Astúrias, e a Lenda da Praia da Caveira

Construído em 1914 por Pinillos Izquierdo, o maior armador espanhol na época, o transatlântico Príncipe de Astúrias era extremamente moderno e luxuoso, e foi projetado para […]
19 de junho de 2020

Praia de Castelhanos em Família – Canto do Gato

Se você é morador ou se frequenta Ilhabela, é muito provável que já conheça ou pelo menos ouviu falar da paradisíaca Praia de Castelhanos.Sempre me perguntam […]
 
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Open chat
Olá posso ajudar?
Olá precisando de ajuda para escolher sua aventura?