Lançamento do Blog Da.Ma.Ta + Trilha da Praia da Figueira
Praia de Castelhanos em Família – Canto do Gato
19 de junho de 2020

A Da.Ma.Ta praticamente começou por um “blog”.
Digo blog entre aspas pois eu não tinha a menor ideia do que eu estava fazendo, e a página de blog propriamente dita também não existia.
O que eu fazia era simplesmente postar no Facebook e no Instagram os rolês de natureza que eu sempre estava realizando, e eram muitos.
Em 2014 vivi uma fase difícil de divórcio e com filha para nascer, minha super companheirinha de aventuras.
Com isso, busquei cada vez mais me imergir na natureza, onde tive a oportunidade de me conhecer um pouco melhor.
Naturalmente veio a vontade de levar os amigos nesses lugares, e ver o sorriso deles contemplando a natureza não tinha preço.
Nessa época minhas postagens quase sempre eram de paisagens lindas e lugares isolados de Ilhabela, então comecei a receber muitas perguntas de amigos e desconhecidos sobre dicas de roteiros, como se portar nas trilhas e etc.
Certo dia o pai de um amigo, que possui pousada na ilha, me perguntou porque eu não fazia uns folders e deixava com ele, assim poderia me indicar para os hóspedes.
Voltei pra casa pensando nisso, e fiquei por uns bons dias.
Acabou que não só mandei fazer os folders, como corri para poder colocar no ar uma página de Facebook completa e um site, pois já acreditava na venda online antecipada dos produtos.
Mas o desenvolvimento da Da.Ma.Ta pode ficar para uma outra história, pois o assunto vai longe, rsrsrsrsrs.
O ponto que eu quero chegar é que sempre acreditei que a parte de geração de conteúdo para os amantes de Ilhabela é o mais importante, afinal todos querem conhecer um pouco melhor desse misterioso paraíso.
Com isso, é com um enorme prazer que finalmente lançamos para vocês o Blog Da.Ma.Ta, um portal que sempre trará as novidades e dicas com o que Ilhabela tem de melhor para se fazer quando o assunto é turismo de natureza e aventura.
Minha missão será a de disponibilizar ao público o melhor conteúdo possível de nossa maravilhosa ilha, dando dicas de roteiros ideais para se fazer em família, casal ou sozinho.
E como o período é de isolamento social, resolvi somente para aquecer, deixar aqui um vídeo antigo que fiz com minha super companheira e esposa Nicole, no período que estávamos nos conhecendo.
Nesse dia tivemos o prazer da companhia de um dos meus melhores amigos, o Matheus, e uma grande amiga, a Ste.
O vídeo é bem amador, mas mostra uma vivência maravilhosa que tivemos no lado leste de Ilhabela, indo a pé para Praia da Figueira e partindo de Castelhanos.
Saímos bem cedo de 4×4 e cruzamos todo Parque Estadual de Ilhabela, o que já torna o passeio maravilhoso.
São 16km de estrada parque completamente imersa na mata Atlântica e repleta de vida silvestre.
O trajeto leva em torno de 1h30, pois vale a pena fazer com calma e parando para admirar o mirante e cachoeiras do caminho.
Chegando na Praia de Castelhanos, atravessamos o rio com o carro, mas hoje em dia já não é permitido.
O ideal é deixar o veículo no estacionamento administrado pela comunidade local, que fica antes do rio.
De lá, não perdemos muito tempo pois a caminhada ainda seria longa.
Andamos até o canto direito da praia, que é onde se inicia a trilha para Praia Mansa.
O trajeto é leve, e a trilha possui 1km de extensão.
De lá seguimos por mais 500 metros de descidas e subidas, e chegamos na paradisíaca Praia Vermelha.
O dia estava maravilhoso, e nos deu muita vontade de ficar um pouco mais por lá.
Mas a hora do almoço já estava próxima, e a Flaviane, uma amiga e moradora local da Praia da Figueira, nos aguardava para um delicioso almoço no melhor estilo tradicional caiçara.
Com mais 1 km de caminhada chegamos no nosso destino final, um paraíso sem igual chamado Praia da Figueira.
Agora, finalmente era a hora daquele tão esperado mergulho.
A Flaviane é uma pessoa maravilhosa, além de ser uma cozinheira espetacular.
Ela e sua família abriram a porta de sua casa e nos receberam com um verdadeiro banquete, com peixe assado fresquinho, arroz, o melhor feijão que eu já comi, e uma mariscada que tinha acabado de ser retirada do mar.
Ao final, todos satisfeitos e muita conversa rolando e seu filho Victor aparece com alguns cocos na mão.
Foi a hora de uma força tarefa para descascá-los e logo já estavam no fogo para virar uma deliciosa cocada, acompanhada de um cafezinho coado na hora e o final de tarde do outro lado da ilha.
A vontade era de pernoitar por lá mesmo, mas infelizmente tínhamos que voltar para a cidade.
No caminhado de volta Victor foi conosco, pois tinha que ir para Castelhanos.
Em alguns momentos do trajeto avistávamos o pôr do sol de frente, era uma visão espetacular.
Chegamos em Castelhanos e já estava de noite. Logo pegamos o carro para retornar para cidade.
Como eu disse anteriormente o vídeo é bem amador, pois foi feito somente para termos como lembranças pessoais. Mas acho que para ir aquecendo os motores do que vem por aí está muito bom.
Vale lembrar que a Praia da Figueira está introduzida em área de Parque Estadual, e só pode ser visitada por trilha mediante autorização do mesmo.
O trajeto por ser pouco usado é fechado e pode ser confuso. O ideal é executá-lo somente acompanhado de guia local.
Como boas práticas, lembre sempre de respeitar as comunidades tradicionais caiçaras habitantes das praias da ilha, além claro de trazer seu lixo de volta e de não retirar nada na natureza.

Aproveite o vídeo e sinta um pouco do que vem por aí, e não se esqueça de se inscrever no canal do Youtube para embarcar com a gente nessas experiências maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Open chat
Olá posso ajudar?
Olá precisando de ajuda para escolher sua aventura?